A primeira missão

Caríssimos leitores, 2018 já iniciou com a mega sena batendo na minha porta! Esse respeitável site, sabendo dos meus dons e conhecimentos etílicos e petisconíldicos, me fez um convite irrecusável de escrever e dar dicas sobre o que há de melhor nos botecos das terras de Sergipe Del Rey. Eu fiquei foi incrível com esse convite, mas confesso que também muito preocupado,  pois nunca fui de muita familiaridade com as letras, e sim, com as numeralidades.

Pois bem, estava eu matutando sobre esse assunto ontem, louco pra fumar um cigarro, entro no elevador do meu prédio pra descer e  me deparo com a minha vizinha, que é crente até o último fio de cabelo, e ela me faz a seguinte colocação: 

 – “Ô Seu Estephânio, gostaria de contar com a sua colaboração neste abaixo-assinado solicitando o fechamento do Bar do Comandante Cubano que tem feito muito barulho nestas redondezas aqui do farol. O senhor pode assinar?” 

 Eu prontamente respondi:

 – “Não”.

 Ela me olhou com aquele misto de surpresa e ódio: “Como não?”

 – “Não. Eu não assino porque eu gosto de bares e não quero fechar nenhum bar do planeta, nem que fosse o mais barulhento das galáxias!  Mas se a senhora quiser a minha assinatura para fechar a igreja que fica bem em frente ao bar, pode contar com minha colaboração, pois ela não é de nenhuma serventia pra minha pessoa. E passar bem.” 

Dito isso, fui embora e uma ficha caiu: Sim! É a minha missão! Eu vou escrever sobre os bares que são verdadeiros templos, capazes de fazer o cliente comer e beber rezando, de tão bom!  E saí na minha primeira incursão literária.

Escolhi como primeiro tema, a meca dos adoradores de bares: o Bar do Jojoba. Claro que o nome “Bar do Luiz” escrito na fachada é pura formalidade, pois ninguém conhece dessa forma.  

Antonio Marcos, o Jojoba, é o rei do pedaço. E Luiz, é o cara “da melhor qualidade”. Aliás, essa expressão é o que mais se escuta por lá. A cerveja é gelada da melhor qualidade. O pastel de cordeiro é da melhor qualidade. O “figueiredo” (prato de fígado) é da melhor qualidade. A macaxeira do MST é da melhor qualidade.  A linguiça de bode é da melhor qualidade. E o preço também, posso garantir, é da melhor qualidade.

 O cardápio é vastíssimo, e se o seu paladar aprova “de buchada a cozido”, você está no lugar certo! 

São 21 anos de casa cheia, desde moradores do bairro, famílias, grupos de executivos que se aglomeram nas mesas que se estendem até o asfalto.  E lógico, como todo bar que se preza, tem seus frequentadores mais populares, exóticos, como a dublê de pastora da verdade e vendedora da Caju Cap, Esporte Net e todo tipo de jogo, que  bate o ponto diariamente no Jojoba pra caçar os niqueis dos moçoilos aspirantes a ficar ricos no próximo lance dos dados.

 Então vai aqui a dica para comer rezando desse que vos fala:  FÍGADO ACEBOLADO e MACAXEIRA.

E é isso, senhoras e senhores. Seja para beber da melhor qualidade, seja pra comer da melhor qualidade, no Bar do Jojoba eu assino embaixo!