Na Bahia, como é complicado ser notado e ouvido fora do circuito da axé music. Aí, eu me deparo com Manuela Rodrigues, com o CD “Se a canção mudasse tudo”, onde percebo a ótima compositora e excelente cantora, uma voz moderna dessa Bahia de todos os Santos.

Um projeto apoiado financeiramente pela Natura traz catorze faixas. Doze delas são composições da Manuela. O álbum traz ainda, “Risos”, do compositor Ronei Jorge, e “Vai que eu desembeste”, de Rômulo Fróes e Clima, e a linda releitura de “Extra II” (Gilberto Gil).

Gostei muito do resultado sonoro. Muito bom e diferente um do outro. Cada faixa, uma surpresa. Lendo o encarte, consegui entender: foram quase 30 músicos participantes e diferentes produtores – uma boa experiência. Manuela conseguiu me emocionar com sua doação maternal. São letras e resoluções de uma mãe experiente e atenta, ventre de onde ela tirou o nome do CD “Se a canção mudasse tudo”.

“Ôxe, oxê, oxê!” é um delicioso forró, lista que abre os trabalhos, passando por “Bagagem” com o belo som do berimbau, que diz: “Aqui tem Bahia, amor de carne e osso, Marcha do Renascimento”, Extra II (O rock do segurança), do Gilberto Gil, entre outras faixas apimentadas e cheias de Dendê.

Um ótimo CD  “Se a canção mudasse tudo” com uma cantora e compositora que não se encontra tão fácil nesse mercado tão combalido que é o da nossa música popular. Bom de ouvir e esperança de dias melhores para a nós MPB.