Em dua 4ª edição, a Caminhada para Oxalá de Aracaju acontece na sexta-feira, dia 18 de janeiro, às 15h saindo da Praça do Mini Golf. O ato tem como objetivo chamar a sociedade sergipana para se somar à busca incessante pela paz plena entre os povos, uma paz que todos tenham liberdade de expressão e os seus direitos sejam respeitados.
Com a temática “Tradição alimenta, não violenta”, a caminhada vai narrar a história e consciência dos alimentos sagrado para esses povos, dentro de uma analogia mitológica de Ogum o ferreiro que faz os instrumentos agrícolas para Oxaguian melhorar a produção de Inhame e alimentar seu povo na cidade de Ejigbô.
Todos os anos a caminhada traz para debate pautas e denúncias relacionadas às diversas violações que os povos de matriz africana têm sofrido no Estado, a exemplo do fechamento de terreiros, apreensão dos instrumentos sagrados (atabaques), apreensão de animais para sacralização, injurias e até de babalorixá ser proibido de deixar o estado.
O ato também busca alertar e mobilizada a comunidade para a retomada, em março, do julgamento do Recurso Extraordinário de nº494601, pelo Supremo Tribunal Federal, e denunciar esse julgamento como uma violação aos direitos humanos desses povos a sua soberania alimentar.
Fonte: Fórum Sergipano das Religiões de Matriz Africana
Foto: Ascom Secult-SE