O Instituto Hélvio Dória Maciel Silva (IHDMS) recepcionou, nesta quinta-feira, 14, a primeira reunião de 2019 da Academia de Letras de Aracaju (ALA). Conduzida pelo presidente da ALA, Francisco Diemerson, o encontro teve como pauta o centenário de nascimento do Patrono do Sodalício, Santo Souza, a quem serão realizadas homenagens durante todo ano em intensa programação.

A sessão de abertura do ano acadêmico, contou com a conferência “Santo Souza: um argonauta do nosso tempo”, proferida pelo professor Instituto Federal de Pernambuco (Campus Garanhuns), Wagner Lemos. Doutorando em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Wagner Lemos  também é membro da Academia Sergipana de Cordel e do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.

A recepção do instituto foi intermediada pelo presidente do IHDMS, Irineu Fontes, que também é membro da ALA. “Uma das funções do Instituto é o apoio às instituições que pensam e fazem cultura no Estado”, argumentou o presidente.

Sobre o Patrono

Nascido no dia 27 de janeiro de 1919, o poeta José de Santo Souza é natural da cidade de Riachuelo. Foi membro da Academia Sergipana de Letras, membro efetivo da Associação Sergipana de Imprensa e membro correspondente da Academia Paulista de Letras, e Patrono das Academias de Letras de Aracaju e Riachuelo, em razão da sua imensurável contribuição à cultura de Sergipe. Faleceu em Aracaju, 18 de abril de 2014.